Nova Campina, parabéns para você!

Foto: Rosangela Souza


É sabido de todos os munícipes, que Nova Campina está fazendo hoje 19 anos de emancipação política e administrativa. A este município tão querido só podemos desejar muitas felicidades e glórias. Mas como Nova Campina chegou até aqui?
Nova Campina tem uma bela história a se preservar, com pessoas valentes e de bem, que construíram cada passo desta nossa cidade. Ao pedirmos licença a história, podemos voltar ao passado quando ainda distrito de Itapeva, onde o progresso e o desenvolvimento não era tão fluente, e cidadãos naquele momento histórico decidiram por um fim naquele rumo, levantando a bandeira do próprio município. Não foram as margens do Ipiranga, mas a proclamação foi à mesma. A partir daqueles instantes, éramos “livres”.
Liberdade esta, que veio com a formação dos primeiros líderes, dos primeiros comandantes, dos primeiros passos, das primeiras manhãs!
Chegamos então ao primeiro esquadrão, como carinhosamente podemos chamar os vereadores, vice e prefeito daquele tempo. Eles, com uma missão. Desbravadores da liberdade, propulsores da alegria e prosperidade. Mas o tempo passa, e as coisas caminham. Caminham por ruas estreitas paredes não tão firmes, e muros incompletos. Nova Campina decide então mudar suas cores. É chegada a hora de ver tudo azul. Mas como é sabido, num mar tão lindo, tão profundo, tão grande, o seu “defeito” maior, são suas águas. Ora, porque suas águas? Nestas águas tão profundas, de sabor salgado!
E um dia não mais se gostou da beleza do azul, e preferiu-se mudar novamente, ou melhor, voltar a antigas cores, que outrora seus corações traduziram em lembranças. Vermelho, cor da paixão, do amor, do sangue! Sangue da vitória, do suor de cada rosto, de cada sorriso, de cada alegria. Por ora, está é a cor! Mas alguns inquietos, com desejos desbravadores, com ânsias de novos ares, querem mudar esta cor! Mas adianta querer por outra cor, se ela é do oriente? Se ela, nem nascida nestas águas é? Porque vingaria e daria certo por aqui? Se nem o suor por aqui derramou quando criança, adolescente, jovem e nem mesmo como adulto?
Pois é Nova Campina, é chegada a hora de escolher esta nova cor, mas cuidado! Algumas que se farão postulantes, nem daqui são! Escolha a que melhor represente o seu desejo, mas sem se esquecer das suas raízes.
Por fim, parabéns Nova Campina, é chegada a hora de ser feliz.


PROFESSOR HEBER