Muito tem se falado sobre o Plano de Carreira Municipal (Nova Campina). É interessante pois até os que pouco entendem de educação dizem da importância de um novo plano (que bom).
O nosso querido Plano de Carreira (sonhado a vários anos), ficou um ano "parado" (2010), mas em meados de maio de 2011 tomou forças e começou a ser desenrolado.
Pois bem, a comissão que representa todos os segmentos, se reuniu durante vários dias para tratar de assuntos referente a que carreira queremos para nós educadores.
E hoje não foi diferente, estivemos reunidos com o Departamento Jurídico da Prefeitura, representado pela senhora Giovana, onde debatemos mais uma vez o Plano de Carreira.
Vários assuntos já foram vencidos (conquistados), e ainda faltam outros que serão debatidos na segunda-feira dia 19 de setembro de 2011 (quanto a parte jurídica), e também o Departamento de RH e Administração já marcou reunião com os membros da comissão, para o dia 05 de outubro de 2011, para conversa sobre o impacto financeiro do Plano de Carreira.
Fato é que vários cidadãos ficam por aí soltando informações inadequadas sobre a não aprovação deste ou daquele item. Gente, só escrevo este por que participo da luta e sei que nada em nossas vidas é fácil, mas NUNCA vou desistir de lutar pela nossa CLASSE.
O senhor prefeito Eliel esteve em alguns momentos na reunião de hoje, e de forma alguma disse da não aprovação do plano, pelo contrário, chama sempre ao diálogo, para que O MELHOR seja aprovado. É claro que o interesse político de alguns são evidentes, mas só conseguiremos algo se formos ao diálogo e lutando sempre, jamais plantando inverdades pelas ruas ou escolas.
PROFESSORES DE NOVA CAMPINA.
Nós teremos sim um novo Plano de Carreira, isto é fato, não há mais o que se questionar sobre a não aprovação. Digo, teremos sim!
O que estamos debatendo através das reuniões, é a melhor forma de por em prática tudo que queremos e almejamos enquanto educadores e apaixonados pela profissão.
Alguns dos itens mais polêmicos e com sinalização positiva para aprovação diante do executivo municipal:
1- Plano de Saúde;
2- Salário do PEB I - igualação ao PEB II;
3- Aplicação do Piso para os Professores Auxiliares;
4- Valorização dos profissionais, quanto a bonificação por mérito;
5- Valorização dos profissionais, quanto a evolução por NÍVEL E PADRÃO (Itapeva não tem evolução por via acadêmica)^;
6 - Carga horária pensando nos alunos (ampliação de disciplinas);
7- Criação de função de Professor Orientador Pedagógico - elo entre escola e departamento;
8- Regulamentação de fatores que hoje estão considerados inadequados (eventuais);
9- Gratificação por locomoção (só falta definir porcentagem);
10- Reestruturação salarial do suporte pedagógico (coordenador, diretor e supervisor - irão receber decentemente acima do subordinado);
Gente, eu só citei alguns itens que nós temos, pre-aprovados pelo Departamento de Educação e Prefeito Municipal.
O que estamos fazendo é conversar sobre a melhor forma de aplicação e também o impacto financeiro que isso vai acarretar. Em nenhum momento foi dito não!
O que for possível, tenho a certeza que será feito.
Este texto é para deixar ciente que nós da comissão estamos trabalhando firme pelo nosso querido plano de carreira e que todos sonham.
Não podemos simplesmente dizer por aí que isso ou aquilo, é desse ou daquele jeito, sem conhecermos todo esse diálogo. Por isso meus amigos, perguntem aos seus representantes sobre o plano, pois tem, representantes que não estão cumprindo a sua tarefa (faltam muito nas reuniões), salvo em casos especiais, e por isso não podem dizer como está o diálogo.
Pensem bem nisso.
Não estou defendendo aqui bandeira política, por que sabem bem o meu lado e caráter, estou defendendo o trabalho de uma comissão, que desde maio, vem debatendo, o que ficou 1 ano e meio parado.
E tenho dito!!
PROFESSOR HEBER