Professor Heber defende belezas naturais de Nova Campina no jornal Ita News.



Acompanhe a entrevista dada pelo Professor ao jornal Ita News:

IN - Qual foi a sua revolta em relação a reportagem exibida sobre o crescimento do turismo em Itapeva?

PROFESSOR HEBER – Bom, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de esclarecer os fatos, e expor a população da região, o ocorrido. A matéria foi ao ar na noite do dia 31 de dezembro de 2011, e com o título “Itapeva, SP, cresce no setor do turismo na Virada do Ano”, ao ver a matéria na TV, achei muito bonito todas as paisagens, mas o que me chamou mais a atenção foi que todas não são do município de Itapeva, mas sim de Nova Campina. Então resolvi compartilhar meu descontentamento nas redes sociais, e com apoio de centenas de pessoas afirmando que foi feito uso indevido das palavras e imagens. Nós, munícipes de Nova Campina ficamos muito honrados de ter a nossa querida terra sendo mostrada na TV, mas o fato do Repórter não citar nem se quer o nome de Nova Campina, ficou constrangedor. Na ocasião, apareceu também o Senhor Secretário de Turismo de Itapeva, e em nenhum momento ele citou que o solo que pisava era de Nova Campina. Com tudo isso, ficamos revoltados, e eu então resolvi além das redes sociais, postar em meu blog pessoal, um texto sobre o assunto. 


IN - Os lugares que aparecem na reportagem não são de Itapeva? 

PROFESSOR HEBER – Afirmo com certeza que não são de Itapeva, pois vivi 14 anos de minha vida um pouco adiante do sítio mostrado, do saudoso “Claro Camargo”, onde na cena aparecem as comidas típicas. E também as cachoeiras do Rio Taquari Guaçu, fizeram parte de minha adolescência, passava horas do meu lazer por lá, sem falar na Pedra da Fazenda Menerita, que sempre fomos lá para admirar tanta exuberância da natureza. Os munícipes de Nova Campina sabem que estas paisagens são de nossa terra.

IN - Por que o senhor acredita que tenha havido esta confusão? 

PROFESSOR HEBER – A emissora responsável pela matéria deveria tomar um pouco mais de cuidado com as suas reportagens, uma vez que para chegarem ao local da matéria, entraram no município de Nova Campina, não há outro caminho. Acredito que houve um equívoco por parte da emissora, e um erro por parte dos representantes do turismo de Itapeva, pois os mesmos poderiam em suas falas, terem citado nossa cidade. 

IN - O que o senhor pediria neste momento? 

PROFESSOR HEBER – Eu sinceramente gostaria de pedir, uma retratação, que já foi prometida por parte da emissora, que enviou e-mail a Diretora de Turismo de Nova Campina, e tão logo farão uma matéria corrigindo o fato. E as autoridades de Itapeva, pediria para trabalharmos juntos, não da maneira feita, levando todos os créditos de uma localidade, mas com um trabalho focado na REGIÃO, onde todos os municípios ganhariam. Na matéria, o secretário de Turismo de Itapeva diz ter um aumento de 10% na demanda, agora eu pergunto, para onde eles estão indo visitar? E onde o imposto gerado está ficando? São inquietações não só minhas, mas da população de Nova Campina.

IN - O turismo em Nova Campina tem sido explorado? 

PROFESSOR HEBER – Eu fico um pouco triste ao falar deste item, pois sabemos que o nosso querido município tem um potencial enorme na área turística, mas infelizmente não está sendo desenvolvido da maneira como sonhamos. Há uma pequena movimentação quanto a esta parte, mas ainda precisamos de muita coisa para podermos ter, tanto estrutura, como organização, na questão de turismo em Nova Campina. Mas não podemos, mesmo sem toda a estrutura do mundo, deixar de lado um canal que poderia oferecer a muitas pessoas, emprego, geração de renda, entre outros. Eu lanço aqui um desafio às autoridades de Nova Campina, já que estamos num ano eleitoral, quais são os projetos para alavancar o turismo em Nova Campina? Uma vez que o essencial nós já possuímos, que são as belezas que Deus nos enviou. 

IN - O que o senhor acredita que falte para isso? 

PROFESSOR HEBER – Como eu disse Nova Campina tem um potencial enorme no turismo. Apenas precisamos investir mais nisso. Poderíamos muito bem, termos atividades de arborismo, rapel, turismo geológico, canoagem, asa delta, tirolesa e tantas outras atividades que envolvem o ecoturismo. 

IN - Há quanto tempo o senhor mora na cidade? Conhece todos estes locais? Pode nos descrever, por favor. 

PROFESSOR HEBER – Sou munícipe de Nova Campina há 25 anos, amo esta terra, e a defendo com toda a minha força. Eu conheço todos estes lugares e poderia levar qualquer um até eles. São propriedades particulares, e com uma beleza rara. O sítio é do saudoso “Claro Camargo”, a Pedra está localizada na Fazenda Menerita, as Cachoeiras são do Rio Taquari Guaçu, que está localizado um pouco abaixo do sítio citado, e todas estas paisagens estão envolvidas no Canion Itanguá. 

IN - Qual o recado que o senhor deixa neste momento? 

PROFESSOR HEBER – Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de falar a verdade, e dizer que não sou sensacionalista, não estou aqui para discriminar Itapeva, uma cidade que gosto muito, e que tenho muitos amigos por aqui, visito quase toda semana, inclusive foi onde me casei recentemente. Que isso fique bem claro! Apenas gostaria que nossos secretários trabalhassem juntos em prol de uma região turística. Se os turistas vierem visitar Nova Campina, com certeza passaram por Itapeva, que oferece uma infra estrutura melhor no ramo de hotelaria, restaurante, etc. E como já bem disse, se todos trabalhássemos juntos, a região ganharia. Um forte abraço e que Deus abençoe a todos, e também nossa querida Região, em especial Nova Campina.


Postado por Robson Praxedes